segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O homem que não conseguia parar


O livro é uma viagem do autor pela doença, desde os primeiros casos conhecidos da POC, passando por artigos, os mais aberrantes casos, as mais recentes investigações científicas e muito da sua vivência pessoal relacionada com a doença, tentando mostrar o quanto esta é complexa e vai muito além da ideia estereotipada do obsessivo-compulsivo como o que lava as mãos até sangrar e arruma as camisas e cuecas por dias da semana. Diz ele que é tão útil dizer a um obsessivo que os seus medos são irrealizáveis, quanto dizer a um depressivo para se animar. Explica como os seus pensamentos obsessivos sobre o receio de apanhar HIV nas situações mais caricatas se tornam o foco da sua vida que acaba por decorrer em piloto automático e como as compulsões se tornam insuportáveis depois do nascimento da filha. 

Contudo faltou-lhe (para mim) um ponto de vista mais psicodinâmico (ficou-se pelo Freud, com quem é extremamente fácil embirrar por variados motivos, sobretudo se nunca tivermos em conta que as suas conclusões têm mais de 100 anos) e simbólico, porque assim parece que o livro acaba com uma certa descrença e fatalismo, como se todos os doentes mentais (conceito já de si muito subjectivo) tivessem nascido com um fusível estragado no cérebro e que é uma coisa que lhes aconteceu e pronto, alguém agora tem que inventar um medicamento para os arranjar.

Para quem não sabe, existe em Portugal uma associação de apoio ao paciente (e familiares) com perturbação obsessivo-compulsiva. A seguir gostava de ler o livro do Andrew Solomon sobre a depressão. Alguém sabe se está traduzido para português? Aparentemente não e não sei se estou preparada para destrinçar aquilo com o meu inglês preguiçoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digo eu de que: